Envelhecer não é sinônimo de repouso

A idade não pode limitar os seus objetivos. O mercado de trabalho é ingrato com pessoas mais velhas, mas o se reinventar pode ser a oportunidade que estava faltando. Cada um tem a sua trajetória, os obstáculos são dos mais variados, seja por necessidade, opção ou sonho, nunca será tarde para um recomeço, mesmo com a idade mais avançada.

Algumas empresas está desenvolvendo programas específicos para atrair todo o tipo de público, mas é salientar que ainda há resistência com trabalhadores mais velhos. A cultura brasileira em relação ao candidato maduro é algo que não fecha a folha de pagamento. A maturidade, a experiência, a sabedoria, tudo agrega ao para da turma jovem.

Todo mundo ganha quando há um equilíbrio, agrega em todos os setores da empresa. Portanto, as instituições e os recrutadores precisam mudar o olhar para trabalhadores com perfil sênior, que enfrentam grande dificuldade para se recolocar. Apesar de todos os percalços, o cenário está mudando, é possível observar trabalhadores mais experientes cada vez mais inseridos no mercado de trabalho.

Para construir um futuro com mais oportunidade em termos de empregabilidade, é fundamental começar a movimentar o mercado hoje. É pela garantia da própria empresa, ou seja, modificar as mentalidades e trabalhar a cultura de receber e entender que essas pessoas são produtivas. Estamos envelhecendo, vivendo mais, as gerações estão mudando, os antigos conceitos precisam ficar no passado. É possível integrar produtividade e longevidade sem desmerecer ninguém por ter uma idade mais avançada.



Comentários